1a Questão (Ref.: 269966) |
Identifique abaixo a única opção que contem as características da linguagem formal: | ||
"Excelentíssimo Senhor Ministro, vossa excelência percebeu de maneira plena a questão mais importante para a solução dos nossos problemas: o caráter dos políticos deste país." | ||
Meu irmão, manera a tua fala, tá ligado? Aqui o ambiente é de respeito. | ||
Meu amigo, ainda que entenda que você passou por muitos problemas, neste período, vê se não enche o meu saco, vai procurar a tua turma! | ||
Nós temos um objetivo único: vencer as eleições, nem que se tenha que meter o pé na jaca ou comer com ratos ou, ainda, vender a alma, tudo pelo poder! | ||
Às vezes, a gente, nem sempre, gostamos de meter o pau na vida dos outros, sabe como é, né, é mais fácil falar dos outros do que da gente mesmo. | ||
2a Questão (Ref.: 233078) |
A Língua varia de acordo com a situação, com a idade do falante, com a formalidade ou informalidade do encontro, com as pessoas envolvidas, etc. Possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. Como esse fenômeno acima descrito é chamado? | ||
Adequação vocabular | ||
Texto | ||
Textualidade | ||
Hipertexto | ||
Variação Linguística | ||
3a Questão (Ref.: 566234) | Pontos: 0,5 / 0,5 |
Considerando-se as articulações sintáticas, vimos que os elementos articuladores estabelecem relações de significado entre as orações. Analise a sentença a seguir e indique a relação semântica estabelecida pela estrutura À MEDIDA QUE.
Recebia promoção na empresa, À MEDIDA QUE estudava.
| ||
Finalidade. | ||
Tempo. | ||
Proporção. | ||
Adição. | ||
Adversidade. | ||
4a Questão (Ref.: 576156) | Pontos: 0,0 / 0,5 |
Marque a opção em que encontramos uma incoerência pragmática: | ||
- Você se apresentou no fórum de integração? - Claro, para um maior entrosamento com a professora e a turma. | ||
- Devemos usar a linguagem apropriada para cada ocasião, concorda? - Sim, pois não vamos à praia em trajes de gala e nem a um casamento em trajes de banho. | ||
- Para a prova de AV1 teremos o conteúdo de aula 1 a 5, certo? - Não vou fazer a AV3. | ||
- Filho, como foi a sua aula teletransmitida? - Muito boa, tirei várias dúvidas antigas. | ||
- Devemos fazer os exercícios após cada aula para quê? - Para que possamos revisar a matéria dada e confirmarmos a nossa presença em aula. | ||
5a Questão (Ref.: 24001) | Pontos: 0,5 / 0,5 |
Leia o fragmento abaixo e identifique o tipo de texto em que ele se enquadra:
Saudados por ecologistas como arcas de Noé para o futuro, por serem repositórios de espécies animais e vegetais em extinção acelerada noutras áreas do país, alguns dos 25 parques nacionais do Brasil tiveram, na semama passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo . /.../ Naquele dia, o incêndio começou no Parque da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, calcinado há seis anos pela seca, e avançou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres inscritas na rocha, há pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro pré-histórico. (ISTO É, 22/08/1984)
| ||
poema | ||
diálogo | ||
injunção | ||
conto | ||
narração | ||
6a Questão (Ref.: 624493) | Pontos: 0,5 / 0,5 |
Leia o texto a segui.
Recebo outra carta da ravissante Dora Avante. Dorinha, como se sabe, não revela sua idade para ninguém, mas nega que já viu o Cometa Halley passar duas vezes. Só o Pitanguy e Deus sabem a sua verdadeira idade, e um está aposentado e o outro está quase. Dorinha tem se reunido com o seu grupo de carteado e pressão política, as Socialaites Socialistas, que lutam pela implantação no Brasil do socialismo soviético na sua fase terminal, que é a volta ao feudalismo (mas esclarecido desta vez, segundo elas). As reuniões das Socialaites Socialistas também tratam do trabalho social do grupo. Por exemplo: todas se comprometeram a doar seus botox para transplante, caso venham a morrer. O assunto predominante nas reuniões, claro, tem sido os escândalos das empreiteiras. Três do grupo estão com maridos presos, o que acham ótimo. "Assim pelo menos a gente sabe onde eles estão dormindo", diz Suzana ("Su") Cata, para inveja das que têm maridos soltos. Mas a preocupação maior de todas é¿ Deixemos que a própria Dorinha nos conte. Sua carta veio escrita com tinta púrpura em papel magenta cheirando a "Mange Moi", um perfume proibido pelo Vaticano, mas que, dizem, o Papa Francisco está prestes a liberar.Luis Fernando Veríssimo."Outra carta da Dorinha"
A partir de sua leitura, qual o gênero textual presente no texto acima?
| ||
Descrição. | ||
Dissertação. | ||
Conto. | ||
Fábula. | ||
Crônica. | ||
7a Questão (Ref.: 270572) | Pontos: 1,5 / 1,5 |
Suponhamos que uma manchete, para noticiar um acontecimento (http://noticias.r7.com/sao-paulo/jovem-tenta-assaltar-pm-com-arma-de-brinquedo-e-e-baleado-na-zona-sul-de-sp-22072013) ocorrido em julho de 2013, estivesse escrita da seguinte maneira: Policial atira em assaltante com arma de brinquedo em São Paulo. Diga qual fenômeno linguístico ocorre e, depois, o explique. | ||
Resposta: o fenômeno que ocorre é a ambiguidade pois da maneira que foi escrito o texto ocorre uma forma de entendimento dupla. | ||
Gabarito: o fenômeno é a ambiguidade e o 'problema' está no trecho "com arma de brinquedo" porque a preposição "com" pode se referir tanto a policial (com ideia de meio ou instrumento) quanto a assaltante (com sentido de posse). Para retirar a ambiguidade, deveria ter sido escrita da seguinte forma: -Policial atira em assaltante que usava arma de brinquedo em São Paulo. | ||
8a Questão (Ref.: 245023) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
Os tipos de argumento são estratégias para a sustentação da tese. Muitas vezes, utilizamos a opinião de alguém legitimado para falar do assunto abordado, tendo em vista dar ao texto credibilidade. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse tipo de argumento. | ||
Exemplificação | ||
Provas concretas | ||
Autoridade | ||
Ilustração | ||
Causa e consequência | ||
9a Questão (Ref.: 47117) | Pontos: 1,0 / 1,5 |
Com relação ao trecho que se segue:
"Não acho que o suicídio tenha relação com a política do filho único, porque muitos filhos também são totalmente mimados e acabam se tornando uns tiranos. Importa mais a maneira como a família cria o filho. Os jovens precisam ser preparados para a concorrência, mas não a ponto de achar que qualquer falha inviabiliza o futuro ou os transforma em perdedores eternos. Há sempre uma nova chance." Gilberto Scofield Jr. (Jornal O globo, Megazine, 1/4/2008)
a)Indique a relação de sentido que os elementos destacados, "porque" e "mas", estabelecem em relação às ideias.
.b) Reescreva uma das frases, substituindo o termo destacado por outro de igual valor semântico.
| ||
Gabarito: explicação/oposição de ideia | ||
10a Questão (Ref.: 620413) | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Disse o chefe de segurança ao funcionário:"- Deraldo, pegue o estojo vazio de balas do revólver que está sobre a mesa."
Afinal, é o estojo ou o revólver que está sobre a mesa? Não se sabe. A fala do chefe apresenta um fenômeno chamado de
| ||
Pleonasmo. | ||
Duplo Sentido. | ||
Polissemia. | ||
Incoerência Verbal. | ||
Ambiguidade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário