Listão de exercício de rede de computadores - parte 2

8º. Exercício
 Associar os conceitos com as afirmações abaixo:
 ( a ) Código
 ( b ) Sinal Digital
 ( c ) Full-Duplex
 ( d ) Transmissão Síncrona
 ( e ) N.R.A.

( e ) Transmissão que utiliza meios físicos independentes para transmissão simultânea nos dois sentidos.
( a ) Determina quais as combinações de bits que representam cada um dos caracteres, números e símbolos
utilizados.
( b ) Os sinais presentes no meio físico têm variações discretas, representando os valores digitais
correspondentes.
( e ) Para facilitar o trabalho de sincronismo, são enviados sinais de identificação no início e final de cada
caractere.
( c ) Compartilhamento de um único meio físico para transmissão simultânea nos dois sentidos

9º. Exercício
 (13) - Com base nos parâmetros básicos de um meio físico (velocidade, taxa de sinalização e taxa de transferência), preencha o espaço ao lado com a soma dos números das afirmativas corretas.
 (01) Visando o aumento da taxa de transferência de um determinado meio físico, pode-se aumentar o número de estados possíveis (n). No entanto, o efeito indesejável desta técnica é o crescimento da taxa de erro (BER).
 (02) A velocidade de propagação do cabo de par trançado é particularmente pequena para sistemas com taxa de transferência baixa, como o Ethernet (10Mbps). Sistemas mais modernos, como o Gigabit Ethernet (1 Gbps), conseguem obter, dos meios físicos, velocidades de propagação superiores.
 (04) Sistemas de comunicação intercontinentais são particularmente insensíveis à velocidade de propagação do meio físico utilizado.
 (08) Para dobrar a taxa de transferência para uma determinada taxa de sinalização no mesmo meio físico, é necessário elevar ao quadrado o número de estados possíveis.
 (16) Devido ao uso do sistema binário, as taxas de transferência em bits por segundo são representadas através de potências de 2. Por exemplo: 1 Kbps = 1.024 bits por segundo.
 (32) Por ser fundamentalmente dependente do meio físico, podemos dizer que só é possível aumentar a taxa de transferência de um sistema através da troca do meio físico.
 (64) Embora tipicamente ofereça velocidade de propagação e taxa de sinalização superiores, nem sempre a troca de um cabo de par trançado por um cabo de fibra ótica implica no aumento da taxa de transferência. Para tanto, é necessário o atendimento de um protocolo específico de maior performance.
 
10º. Exercício
 Associe as definições abaixo:
 ( a ) mW
 ( b ) dBm
 ( c ) dB
 ( d ) Bell
 ( e ) N.R.A.

( b ) Unidade de Potência absoluta com variação logarítmica, onde cada 1 (uma) unidade corresponde a 1 mW.
( d ) Unidade de medida de relação de potências, com variação logarítmica. Tipicamente se utiliza um múltiplo dez vezes maior que a mesma.
( a ) Unidade de medida de potência linear correspondente a 0,001 Watts.
( b ) Quando um valor de potência está expresso nesta unidade, é possível somar diretamente o valor da relação de potência, devido às propriedades dos logaritmos.
( b ) Unidade de potência com variação logarítmica normalmente utilizada para medições de potência em circuitos e equipamentos de comunicação de dados.


 11º. Exercício
 Com base nos conceitos de taxa de sinalização e taxa de transferência, indique as afirmativas corretas (C) e erradas (E) :
 
( c ) Admite-se taxas de transferência superiores às taxas de sinalização apenas para os casos em que se utiliza técnicas de modulação que permitem codificar mais de um bit por variação de estado.
( c ) Uma taxa de transferência de 9.600 bps considera, para uma taxa de sinalização de 2.400 bauds, a existência de dezesseis valores possíveis de estado para cada sinalização.
( e ) A taxa de sinalização é um conceito manipulado diretamente por diversas camadas do modelo OSI. No entanto, o conceito de taxa de transferência é tratado diretamente apenas pela camada de transporte.
( c ) O conceito de taxa de sinalização nos meios físicos está diretamente relacionado à capacidade de transferência de informação. Em alguns meios físicos, como a fibra ótica, esta taxa de sinalização é
apresentada em comprimentos de onda, devido às elevadas frequências dos sinais luminosos.



 12º. Exercício
 Um cabo de fibra ótica oferece uma atenuação de 3,5 dB/Km à passagem do sinal ótico. Considerando-se um cabo de 1 Km, e uma potência mínima de saída de 1,5 dBm, qual deve ser a potência de entrada na outra extremidade do cabo ?
 


 


Modelos de Referência em Camadas

 13º. Exercício
 Para cada uma das afirmações abaixo, todas relacionadas ao modelo em camadas OSI, assinale (C)erto ou (E)rrado. No caso da opção estar errada, assinale também logo abaixo a(s) justificativa(s) para o erro. Se nenhuma das justificativas for adequada, escreva no último espaço a sua justificativa.


 Observação : Nesta questão, só será considerada correta a questão marcada como (C)erto e realmente certa ou a questão (E)rrada com a respectiva justificativa marcada. Todos os outros casos serão considerados erros.


 a) ( C ) Em um ambiente de comunicação baseado em um modelo em camadas, as mensagens encaminhadas pelos usuários sofrem ampliação do seu tamanho à medida que são repassadas para as camadas inferiores, devido ao acréscimo de cabeçalhos e traillers de protocolos.
 Justificativa caso esteja errada :
 ( ) Na verdade o processo acontece ao contrário. Os cabeçalhos e traillers de protocolos são acrescentados à medida que as mensagens são passadas para as camadas superiores. No nível mais baixo, as mensagens são representadas por unidades de dados do menor tamanho possível, ou seja, o bit.
 ( ) Não há qualquer modificação no tamanho da mensagem, já que esta deve chegar exatamente no mesmo formato para o receptor.
 ( ) Na verdade a comunicação acontece, mesmo que no modo virtual, camada a camada, não havendo, portanto, a necessidade de repassar as mensagens para as camadas inferiores.


 b) ( E ) O modelo em camadas OSI permite, graças à sua abordagem segmentada, simplificar a análise da padronização de comunicação em sistemas fechados.
 Justificativa caso esteja errada :
 ( ) A frase é correta, mas não para o modelo OSI, e sim para o modelo Internet (TCP/IP).
 ( ) O modelo em camadas OSI determina o estudo dos protocolos de comunicação dentro de suas respectivas funcionalidades globais, o que não pode ser considerada uma "abordagem segmentada".
 ( X ) Na verdade, o modelo em camadas OSI foi criado para simplificar o estudo e a análise de sistemas abertos.

 
 c) ( C ) De todas as camadas do modelo OSI, destacamos a camada de APRESENTAÇÃO como sendo a única camada cujas funcionalidades podem ser evidenciadas e até mesmo executadas mesmo diante da inexistência de um ambiente de comunicação de dados.
 Justificativa caso esteja errada :
 ( ) A frase não faz qualquer sentido. Afinal de contas, todas as camadas do modelo OSI foram criadas visando o atendimento de um ambiente de comunicação de dados.
 ( ) Na verdade, esta característica é da camada de APLICAÇÃO, e não da camada de Apresentação.
 ( ) Existem outras camadas que possuem tais características, como, por exemplo, a camada de Sessão.


 d) ( E ) Ao garantir a redução do tráfego entre camadas adjacentes, além de indiretamente afetarmos a especificação do número de camadas do modelo, também estamos garantindo a manutenção da comunicação virtual entre camadas adjacentes.
 Justificativa caso esteja errada :
 ( ) Na verdade, o objetivo é aumentar ao máximo o tráfego entre camadas, garantindo ampliação da eficiência de comunicação do ambiente.
 ( X ) A redução do tráfego entre as camadas determina diretamente o número máximo de camadas, e sua implementação visa simplificar a troca de camadas com funcionalidades semelhantes, porém implementações diferentes. Não há qualquer relação desta estratégia com a comunicação virtual entre camadas adjacentes.
 ( ) Na verdade, não há comunicação virtual entre camadas adjacentes. A única camada que se comunica virtualmente é a camada física.
 
e) ( C ) Alguns modelos em camadas têm grande similaridade com o modelo OSI, como, por exemplo, o modelo Internet. Esta similaridade foi um dos objetivos na definição do modelo OSI, já que se precisava manter a compatibilidade com padrões já existentes no mercado na época da definição do modelo OSI.
 Justificativa caso esteja errada :
 ( ) O modelo Internet surgiu bem depois do lançamento do modelo OSI. Na verdade, foi o modelo Internet que foi desenvolvido visando a compatibilidade com o OSI.
 ( ) Não há qualquer similaridade entre o modelo OSI e o modelo Internet.
 ( ) Embora exista similaridade entre os dois modelos, este não foi um objetivo na definição do modelo OSI.


 14º. Exercício
 Apresente no mínimo 4(quatro) questões de projeto envolvidas na definição de um modelo em camadas como o modelo OSI (além da questão 0, citada como exemplo) :
 0) Número de canais lógicos correspondentes a uma conexão e prioridades.


1) Estabelecimento de conexões;
2) Controle de erros;
3) Multiplexação / Demultiplexação;
4) Criação de canais lógicos; ... entre outras ... (ver próxima questão)
  

 15º. Exercício
 Explique, em suas próprias palavras, o significado de cada uma das seguintes questões de projeto associadas ao desenvolvimento do modelo em camadas :
 a) Estabelecimento de conexões
É o processo de criação de um “canal” interligando emissor e receptor, com
propriedades de segurança, integridade etc.


 b) Controle de Fluxo 

Garante que um receptor lento não será “afogado” por um emissor rápido,
adequando o fluxo de informações à capacidade de interpretação do receptor.

 c) Criação de Canais Lógicos

Permite a divisão de uma única conexão em diversos canais com
propriedades distintas. Uma aplicação típica é o tratamento de tráfegos de
diferentes prioridades. 

 

d) Controle de Tamanho
Permite adequar o tamanho de uma mensagem que passa de uma camada
para a sua adjacente inferior. A redução de tamanho é um recurso
tipicamente utilizado para garantir o processamento dentro dos limites
estabelecidos pela camada inferior. Já a ampliação normalmente visa
aumentar a eficiência da transmissão. 

 


faço trabalhos avulsos de programação em php , javascript , html , VBA-EXCEL e EXCEL formulas avançadas . pode entrar em contato no whatsapp 83988596239. nós combinaremos os valores de acordo com a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programando com JS 2 / 5 - Resto 2

  Desafio Leia um valor inteiro N . Apresente todos os números entre 1 e 10000 que divididos por N dão resto igual a 2. Entrada A ...