Exercício de tecnologia da informação e comunicação

Exercício de tecnologia da informação e comunicação

1.
"A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em 1978". Diversos são os pontos favoráveis e desfavoráveis nessa regulamentação.
  • Analise as proposições a seguir e depois marque as que aparecem como ponto negativo:
I) A ética profissional seria mais bem estabelecida.
II) Trabalhadores antiprofissionais ou antiéticos não teriam vez no mercado.
III) Seria estabelecido um currículo mínimo, que num contexto dinâmico como o da informática se  tornaria obsoleto rapidamente.


Todas as afirmativas estão corretas.

As afirmativas I e II estão corretas.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente a afirmativa II está correta.

Somente a afirmativa III está correta.


2.
Nos EUA, por exemplo, a regulamentação foi amplamente discutida pela ACM e a conclusão a que chegaram foi que a regulamentação da profissão é prematura e não é uma forma efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software, bem como entenderam que um registro profissional de TI poderia ser interpretado como uma garantia de capacidade e confiabilidade, o que não pode ser tão facilmente atestado nessa área devido às particularidades das atividades em TI.
Embora a nossa realidade seja outra, muitas pessoas têm essa posição em relação à regulamentação da profissional de TI. Algumas justificativas para não regulamentação da profissão de TI são:
I-    Um profissional não pode ser reconhecido, somente, por um registro profissional;
II-   A obrigatoriedade do diploma de graduação é injustificável, pois, ter um curso superior não é garantia de ser um bom profissional;
III-  Outras profissões que são certificadas contam com profissionais que não são éticos;



Todas as afirmativas estão corretas

Somente a afirmativa II e III está correta
Todas as afirmativas estão erradas
As afirmativas I e III estão corretas
Somente a afirmativa III está incorreta

3.
A SBC está trabalhando na constituição de um Conselho Nacional de Auto-Regulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de Ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político. Fonte: http://www.sbc.org.br, acessado em 17/10/2010 De acordo com cenário idealizado pela SBC para o exercício das atividades de Informática no País, assinale a opção INCORRETA:


Regime de liberdade ao trabalho na profissão de Informática em todo o País

Desvalorização do diploma de cursos superior como instrumento diferenciador de capacidade tecno-científica e indicador de elevado potencial de competência profissional
Os conhecimentos obtidos através da experiência em atividades da área conferem competência para exercer uma profissão, independente da formação acadêmica
Competência profissional e posse do conhecimento como principais diferenciais a serem utilizados pela Sociedade e pelas empresas na contratação de serviços profissionais
Uso do controle de qualidade de produto para garantia da satisfação do consumidor


4.
A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC em 1978. Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação de alguns princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão. Um desses princípios diz que o exercício da profissão de Informática deve ser ____________ e ______________ de diploma ou comprovação de educação formal.




sério / precisar.
independente / necessitar.
obrigatório / depender.
exclusivo / depender.

livre / independente.


5.
No Brasil, a discussão sobre a regulamentação da profissão existe desde o início das atividades em TI, sendo as principais condutoras dos debates a Sociedade Brasileira de Computação - SBC e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - ASSESPRO. Cada uma destas entidades tem uma visão diferente sobre esta regulamentação
Analise se as proposições são verdadeiras ou falsas em relação ao pensamento da SBC:
I) Defende acriação de um Conselho Profissional composto pelas entidades empresariais de TI, os sindicatos e as associações acadêmicas, que crie homologações voluntárias para as funções de TI.
II) Defende que o exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
III) Pensa que a permanecer o "vácuo" legal, continuará a existir a "tentação" de criar cartórios por meio de projetos de lei "patrocinados".
IV) Pensa que a área deve ser autoregulada.


F,F,F,V
V,F,V,F
V,V,V,V

F,V,F,V
V,V,F,F


6.
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) propõe a constituição de um Conselho Nacional de autoregulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político.
  • Analise as proposições abaixo e depois marque a que a SBC trata como princípios que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
I) O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
II) Um conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao exercício de um profissional.
III) A área deve ser autoregulada.



As sentenças II e III estão corretas.

As sentenças I e III estão corretas.

Todas as sentenças estão corretas.
Apenas a sentença I está correta.
As sentenças I e II estão corretas.

faço trabalhos avulsos de programação em php , javascript , html , VBA-EXCEL e EXCEL formulas avançadas . pode entrar em contato no whatsapp 83988596239. nós combinaremos os valores de acordo com a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programando com JS 2 / 5 - Resto 2

  Desafio Leia um valor inteiro N . Apresente todos os números entre 1 e 10000 que divididos por N dão resto igual a 2. Entrada A ...