Exercício 6 analise textual

Exercício 6 analise textual

Pessoal quem puder me ajudar doando R$ 10,00 pode clicar no link abaixo. estará me ajudando a pagar minha faculdade. muito obrigado.
1.
Os gêneros textuais são textos de qualquer natureza, literários ou não. São modalidades discursivas utilizadas como formas de organizar a linguagem.Como exemplo temos a crônica que é um gênero muito popular.Podemos destacar como características da crônica:



Abordar assuntos comuns no dia a dia.
Utilizar recursos linguísticos somente da norma culta.

Apresentar cenário, personagens e tempo determinado.
Utilizar somente a linguagem coloquial.
Elogiar o papel dos escritores em seus textos.

2.
"Os gêneros textuais surgem em decorrência da necessidade que o homem tem de se comunicar de acordo com as circunstâncias em que se encontra. Assim, ele não pode levar apenas em consideração a modalidade linguística, deve adequar o seu texto ao receptor, ao conteúdo de sua mensagem, ao objetivo que pretende alcançar e mesmo ao veículo que servirá de canal de comunicação.". Assinale a alternativa que corresponde a um gênero textual:


Narração

Argumentação
Descrição
Injunção

Crônica

3.
Leia o texto abaixo.
Extra, extra! Notícia quente para quem está chegando agora da lua: nossos namorados, maridos e esposas são outras pessoas. Eles dizem que nos amam, e tudo indica que é verdade, mas isso não significa que o amor possua o dom de fundir o casal. Este ser com quem você divide o teto e as contas continua tendo amigos próprios, clientes próprios, vida própria. Você não vai acreditar: até pensamentos próprios! Pois é, criatura. Seu grande amor nasceu de uma família que não tem nada a ver com a sua, teve uma infância muito diferente da que você teve e viveu muito bem sem sonhar que você iria atravessar o destino dele - claro que, se ele for romântico, vai negar esta última parte e dizer que simplesmente não existiu antes de você aparecer.                                          
(Extraído de Outra pessoa, Martha Medeiros. Disponível em http://www.pensador.info/p/cronica_mulherao_martha_medeiros/1/)

Uma das características desse gênero textual é abordar fatos da vida cotidiana. O exemplo apresentado é um gênero textual do tipo:



crônica.
blog.
fábula.
e-mail.
carta.

4.
Leia o texto a seguir.
Fico admirado como é que você, morando nesta cidade, consegue escrever uma semana inteira sem reclamar, sem protestar, sem espinafrar! E meu amigo falou da água, telefone, Light em geral, carne, batata, transporte, custo de vida, buracos na rua, etc. etc. etc. Meu amigo está como dizem as pessoas exageradas, grávido de razões. Mas que posso fazer? Até que tenho reclamado muito isto e aquilo. Mas se eu for ficar rezingando todo dia, estou roubado: quem é que vai aguentar me ler? Acho que o leitor gosta de ver suas queixas no jornal, mas em termos. Além disso, a verdade não está apenas nos buracos das ruas e outras mazelas. Não é verdade que as amendoeiras neste inverno deram um show luxuoso de folhas vermelhas voando no ar? E ficaria demasiado feio eu confessar que há uma jovem gostando de mim? Ah, bem sei que esses encantamentos de moça por um senhor maduro duram pouco. São caprichos de certa fase. Mas que importa? Esse carinho me faz bem; eu o recebo terna e gravemente; sem melancolia, porque sem ilusão. Ele se irá como veio, leve nuvem solta na brisa, que se tinge um instante de púrpura sobre as cinzas de meu crepúsculo. E olhem só que tipo de frase estou escrevendo! Tome tenência, velho Braga. Deixe a nuvem, olhe para o chão - e seus tradicionais buracos. (Rubem Braga)
Assinale a opção que NÃO corresponde ao gênero apresentado no texto acima:


No texto, encontramos aspectos comuns às crônicas como o de analisar, comentar, argumentar, criticar determinadas situações.

Por ser uma crônica, as ações do texto transcorrem num longo tempo e os personagens são analisados e/ou caracterizados, havendo maior densidade dramática e um conflito resolvido no desfecho.
Um grande propósito do texto da crônica é aproveitar o fato para fazer comentários e até apresentar aspectos divertidos da situação.
O texto, por ser uma crônica, conta fatos do cotidiano, reais: necessita que o tempo, as personagens e o local sejam esclarecidos, porque não traz um contexto pronto. Logo, precisa do contexto da situação, exatamente por lidar com fatos do cotidiano.
O texto é uma crônica, pois apresenta uma situação cotidiana. A narrativa é informal e a linguagem utilizada é coloquial.

5.
Leia o fragmento abaixo e identifique o respectivo gênero textual utilizado:
Uma Galinha (Clarice Lispector)
"Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio. Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto vôo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou - o tempo da cozinheira dar um grito - e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro vôo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão da rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida, a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar, sem nenhum auxílio de sua raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais ínfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado. (...)"


Carta.
Crônica.
E-mail.

Conto.
Propaganda.

6.
Com relação ao gênero crônica, é incorreto afirmar que:




Precisa do contexto da situação, exatamente por lidar com fatos do cotidiano.

Conta fatos do cotidiano, fatos reais e necessita, portanto que o tempo, as personagens e o local sejam esclarecidos, porque não traz um contexto pronto.

Define-se como um texto curto, geralmente constituído de poucos personagens e retratado num espaço e tempo reduzidos.

Tem como objetivo maior esclarecer uma polêmica, criando teses fundamentadas para persuadir o leitor.

Tem também como propósito aproveitar um fato do cotidiano para fazer comentários e até apresentar aspectos divertidos da situação.


Pessoal quem puder me ajudar doando R$ 10,00 pode clicar no link abaixo. estará me ajudando a pagar minha faculdade. muito obrigado.

faço trabalhos avulsos de programação em php , javascript , html , VBA-EXCEL e EXCEL formulas avançadas . pode entrar em contato no whatsapp 83988596239. nós combinaremos os valores de acordo com a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programando com JS 2 / 5 - Resto 2

  Desafio Leia um valor inteiro N . Apresente todos os números entre 1 e 10000 que divididos por N dão resto igual a 2. Entrada A ...