Exercício aula 7 – analise textual

Freelancer em php , javascript , jquery pode me chamar aqui https://www.facebook.com/InforJM/



1.
Sobre o conceito de parágrafo é correto afirmar que:
I. é uma unidade textual que se constitui de uma ou mais frases;
II. é desenvolvida uma ideia central, à qual se juntam outras de caráter secundário;
 III. a estrutura é interligada através da coesão textual .






somenta a III está correta

somente a I está correta

somente a II e III estão corretas


Todas estão corretas

somente a I e III estão corretas


2.
O tópico frasal constitui a ideia central de um parágrafo e a partir dele, as outras ideias são desenvolvidas no parágrafo. Leia o fragmento e a seguir identifique o tipo de tópico frasal utilizado no texto.
Essa variedade de flores não finalizava a decoração do jardim. No centro das rosas, uma única, uma única dama da noite, responsável por completar o toque de classe de toda aquela beleza. Essa árvore transformava as noites com seu aroma profundamente sensual e invadia as casas e toda a praça, o que fazia com que os amantes ficassem mais apaixonados.(HERNANDES, Christina. O amigo que não perdi. Campos do Jordão: Vertente, 1997, p. 12.)







Tópico frasal por declaração inicial.

Tópico frasal por alusão histórica.

Tópico frasal por citação.

Tópico frasal por divisão.

Tópico frasal por interrogação.


3.
           O tópico frasal constitui a idéia central de um parágrafo e a partir dele, as outras idéias são desenvolvidas no parágrafo. Leia o fragmento e a seguir identifique o tipo de tópico frasal  utilizado no texto.
Os homens são, geralmente, machistas. Desde pequeno se aprende na família, na escola, nas revistas em quadrinhos, nos filmes e nas propagandas que ao homem cabem os papéis principais: é ele o mais esperto e inteligente nos filmes policiais; o centro das decisões na vida familiar; o estadista, o chefe de seção, o artista e o gênio, na vida social- enfim é sempre o protagonista de uma narrativa feita por e para homens. Portanto, embora o homem não possa ou não queira deixar transparecer, nos seus menores gestos e atitudes se detecta uma formação machista.






Tópico frasal por interrogação.


Tópico frasal por definição.

Tópico frasal por divisão.


Tópico frasal por declaração inicial.

Tópico frasal por citação.


4.
O parágrafo constitui-se de tópico frasal (ideia central) e do desenvolvimento dessa ideia. Em resumo, a ideia central é desenvolvida para formar um parágrafo consistente. Leia o parágrafo abaixo e indique o tipo de desenvolvimento que foi usado.
     A expressão "indústria cultural", segundo consta, foi utilizada pela primeira vez no livro "Dialética do esclarecimento", escrito em colaboração com Horkheimer e publicado em Amsterdã, em 1947. O termo era empregado em substituição a "cultura de massas", conforme Adorno explicaria numa série de conferências radiofônicas proferidas em 1962, porque esta induziria ao erro de julgar que se trata de uma cultura emergindo espontânea e autonomamente, do seio das massas. Essa interpretação enganosa, segundo ele, serviria apenas aos interesses dos donos dos meios de comunicação.
http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/20/artigo151970-1.asp







Explanação da declaração inicial


Causa e consequência

Comparação

Enumeração de detalhes

Analogia


5.
A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
É correto afirmar que tópico frasal do parágrafo acima foi desenvolvido por:







enumeração.

citação.

alusão histórica.

confronto.

questionamento.



6.
Leia o parágrafo a seguir:
"As adivinhações agradam particularmente às crianças. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. "(Gianni Rodari, adaptado)
Podemos afirmar que o tópico frasal em destaque foi desenvolvido por:







definição.

interrogação.

divisão.

alusão .


declaração inicial.


Ajude ao blog crescer enviando suas questões de concursos , faculdade , ensino médio etc.

comentem pessoal o que estão achando dos exercícios.

faço trabalhos avulsos de programação em php , javascript , html , VBA-EXCEL e EXCEL formulas avançadas . pode entrar em contato no whatsapp 83988596239. nós combinaremos os valores de acordo com a demanda.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. as questões que tenho são as que estão no blog. verifique nele . caso o senhor tenha questões a mais se puder me enviar com as respostas agradeço.

      Excluir

Programando com JS 2 / 5 - Resto 2

  Desafio Leia um valor inteiro N . Apresente todos os números entre 1 e 10000 que divididos por N dão resto igual a 2. Entrada A ...