Atenção e resistência
Todos concordam em uma coisa: o Enem é uma prova bastante cansativa. “O segredo é ter resistência física e psicológica”, ensina Marcelo. Para Luccas Mazolli, que conseguiu entrar no curso de Engenharia Mecânica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a prova é mais maçante do que difícil.
“Não é uma prova complicada, por isso muita gente acaba não levando muito a sério, mas ela requer toda a atenção do candidato para interpretar e ter a capacidade de resolver problemas simples”, acredita o estudante.
+ Faça simulado do Enem
+ Veja dicas para escrever uma redação nota 1.000
+ Interpretação de texto e geometria são assuntos mais cobrados
+ Veja dicas para escrever uma redação nota 1.000
+ Interpretação de texto e geometria são assuntos mais cobrados
Para isso, levar comida e bebida para a sala de prova pode ser uma ótima ajuda. “Recomendamos que o aluno leve uma barrinha de cereais, uma maçã e água”, diz o coordenador do Etapa.
Pouco estudo no dia anterior
Se você passou o ano todo se preparando para o Enem, o dia anterior à prova não é o mais indicado para você seguir sua rotina de estudos. “No dia anterior é bom assistir a um filme, ler um livro, tentar relaxar e dormir bem”, recomenda Gizele.
Histórias do Enem:
+ “Para ir bem no Enem, dormia só três horas", diz aluna que trabalhava em padaria+ Mesmo formado, jovem presta Enem todo ano: "Ainda sinto frio na barriga"
Para os que ficam muito ansiosos de largar completamente os estudos, uma rápida revisada é válida. “Ler novamente uma matéria que é provável que caia, como porcentagem, pode ser bom. Outro jeito de se preparar na véspera é ler alguma notícia sobre assuntos atuais”, sugere Marcelo. Mas não adianta deixar tudo para o último dia. “Não será um estudo de véspera de prova que influenciará decisivamente na nota final”, garante Vitor Ribeiro, que estudava cerca de quatro horas por dia para o exame e entrou no curso de Ciência e Tecnologia da UFABC (Universidade Federal do ABC).
Não comece pelo começo, otimize o tempo
A melhor estratégia é começar a prova pelas matérias com as quais você tem mais afinidade -- mesmo que elas não estejam no primeiro bloco do caderno de questões. “Escolher matérias mais fáceis ajuda tanto com o tempo, já que as questões podem ser resolvidas mais rapidamente, quanto na motivação”, ensina Marcelo.
No segundo dia de prova, é melhor começar pela redação. “Não deixar a redação para o final é muito importante. Como o último dia de prova tem 5h30 de duração, é melhor reservar a hora inicial para fazer a redação e depois se dedicar às outras questões”, completa o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário