exercício de algoritmico


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1.
Uma variável pode ser entendida como sendo:


Um dispositivo de memória auxiliar.
Um elemento da unidade lógica de controle.
Um dispositivo de entrada de dados.

Um endereço na memória principal.
Um dispositivo de saída de dados.


2.
Observe o algoritmo abaixo:

prog
 teste
int
 numero, numerofinal, n1, n2, n3, n4;
numero <- 2014;
n1 <- numero % 10;
n2 <- (numero
 div 10) % 10;
n3 <- (numero
 div 100) % 10;
n4 <- (numero
 div 1000);
numerofinal <- n1*1000 + n2*100 + n3*10 + n4*1;
imprima
 numerofinal;
fimprog

Qual a resposta esperada após a execução do algoritmo?


4012
41002

4102
40012
2001400


3.
Quando definimos uma variável na verdade estamos fazendo uma reserva estática de memória. Esta reserva de memória é dita estática por ser definida em tempo de compilação, diferente da reserva dinâmica de memória que é feita em tempo de execução. Portanto, toda declaração de variáveis é a reserva de uma certa quantidade de memória antes da execução do programa, sendo assim é necessário que seja estabelecida a quantidade de memória que está sendo reservada e também seu endereço. Isto é feito, respectivamente, pela definição do:



tipo de dado e identificador da variável.
compilador que está alocando a memória e pelo tipo de linguagem que está sendo utilizado.
identificador da variável e do tipo de dado.
tipo da variável apenas, pois a alocação é feita sempre no mesmo endereço de memória.
identificador da variável apenas, pois uma variável sempre possui o mesmo tipo de dado.


4.
Em um algoritmo, para cada variável deve ser declarado o seu tipo, ou seja, o tipo de dado que ela armazenará. O tipo que é utilizado para armazenar valores fracionários, positivos ou negativos é:


caractere
string
inteiro
 Certo
real
lógico


5.
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta "O que fazer?", mas sim "como fazer". Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.
Ao nos recordarmos dos passos necessários para a construção de um algoritmo veremos que após a elaboração de um algoritmo devemos testá-lo realizando simulações com o propósito de verificar se este está ou não correto.
Existem alguns softwares disponíveis que efetuam a interpretação de algoritmos representados em pseudocódigos ou em fluxogramas. Porém existe uma técnica que permite a simulação do processo de interpretação de um algoritmo utilizando apenas um papel e uma caneta. A esta técnica chamamos de:


Pseudocódigo
Metodologia Estruturada
Construção de Programas
Metodologia Orientada a Objetos

Teste de Mesa


6.
Estudamos que o comando de atribuição armazena um dado na memória principal.

Observe o algoritmo abaixo e assinale a opção que exibe a saída.
prog teste
 int n1, n2, n3;
 n1 <- 12;
 n2 <- 18;
 n3 <- 6;
 n1 <- n1 * n2;
 n2 <- n2  div n3;
 n3 <- n1 % 5;
 imprima n1, "\t", n2, "\n", n3;
fimprog


216     3       1
216     3
4

216     3
2
192     3
1

216      3
1


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