SIMULADO – ALGORITMICOS – ESTACIO
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1a Questão (Ref.: 201502757794)
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Na aula 1 estudamos conceitos
relevantes para o entendimento e construção de algoritmos, como a definição
de lógica, ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar
correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar (disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica#L.C3.B3gica_filos.C3.B3fica);
lógica da programação, técnica de desenvolver algoritmos (sequências lógicas)
para atingir determinados objetivos dentro de certas regras baseadas na
Lógica Matemática e que, depois, são adaptados para a Linguagem de
Programação utilizada pelo programador para construir seu software
(disponível em: http://pt.wikibooks.org/); e, por fim, Programa. Desenvolva o
conceito de programa.
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Compare com a sua resposta: Sugestão de resposta: Um programa é um algoritmo codificado em uma linguagem de programação, isto é, um conjunto de instruções/funções que representam tarefas que serão interpretadas e executadas por um computador. |
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2a Questão (Ref.: 201502432359)
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3a Questão (Ref.: 201502204694)
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Pontos: 1,0 / 1,0
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Os comentários são recursos que podem
ser utilizados pelos programadores para:
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Inserir comandos que serão traduzidos
pelo compilador
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Inserir comandos que serão executados
pela máquina
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Inserir diretivas para o compilador
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Inserir textos explicativos apenas
para o usuário
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Inserir
textos explicativos apenas para o programador
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4a Questão (Ref.: 201502757779)
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Pontos: 1,0 / 1,0
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Segundo o dicionário Aulete Digital,
lógica caracteriza-se por ser uma forma de raciocinar coerente, em que se
estabelecem relações de causa e efeito; a coerência desse raciocínio
(http://www.aulete.com.br/l%C3%B3gica#ixzz39nTCM26A). Assim, temos como definição
de Lógica de Programação:
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Sequência de etapas não utilizada
para realizar e desenvolver cálculo de forma automatizada, sem muito esforço
lógico.
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a aplicação dos conceitos e práticas
da lógica na utilização das linguagens de programação para o desenvolvimento
de algoritmos na solução de problemas.
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a aplicação de práticas da lógica na
utilização das linguagens de programação para o desenvolvimento de algoritmos
na solução de problemas, respeitando regras da lógica matemática, aplicadas
pelos programadores durante o processo de construção apenas do Hardware.
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Sequência de procedimento utilizada
para realizar e desenvolver cálculo de forma automatizada, sem muito esforço
lógico.
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a
aplicação dos conceitos e práticas da lógica na utilização das linguagens de
programação para o desenvolvimento de algoritmos na solução de problemas,
respeitando regras da lógica matemática, aplicadas pelos programadores
durante o processo de construção do software.
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5a Questão (Ref.: 201502417645)
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Pontos: 1,0 / 1,0
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É um tipo de estrutura onde os
comandos são executados numa sequência pré-estabelecida, isto é, cada comando
só é executado quando o anterior é finalizado. A afirmação refere-se à:
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Estrutura padronizada
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Estrutura
sequencial.
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Estrutura definida.
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Estrutura organizacional
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Estrutura lógica.
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6a Questão (Ref.: 201502456900)
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Pontos: 1,0 / 1,0
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Um
algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os
procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a
pergunta "O que fazer?", mas sim "como fazer". Em termos
mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de
instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma
tarefa.
Embora
você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática
diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples
e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o
algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.
Ao nos recordarmos dos passos necessários para a construção de um
algoritmo veremos que após a elaboração de um algoritmo devemos testá-lo
realizando simulações com o propósito de verificar se este está ou não
correto.
Existem alguns softwares disponíveis que efetuam a interpretação de
algoritmos representados em pseudocódigos ou em fluxogramas. Porém existe uma
técnica que permite a simulação do processo de interpretação de um algoritmo
utilizando apenas um papel e uma caneta. A esta técnica chamamos de:
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Teste de Mesa
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Metodologia Estruturada
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Metodologia Orientada a Objetos
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Construção de Programas
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Pseudocódigo
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7a Questão (Ref.: 201502818150)
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Pontos: 1,0 / 1,0
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Qual será a saída produzida pela
execução da linha de comando a seguir?
imprima 14 div 3; |
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O valor correspondente a 14 elevado
ao cubo
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O
valor inteiro da divisão de 14 por 3
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O valor correspondente à raiz cúbica
de 14
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O valor do resto da divisão de 14 por
3
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O valor decimal da divisão de 14 por
3
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8a Questão (Ref.: 201502815954)
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Pontos: 0,0 / 1,0
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Assinale a alternativa que apresenta
os valores da variável RESPOSTA em cada uma das opções abaixo, suponha que
todas as variáveis são reais:
a) RESPOSTA <- 3.0 * 6; b) X <- 2.0; Y <- 3,0; RESPOSTA <- X * Y - X; c) RESPOSTA <- 4; X <- 2; RESPOSTA <- RESPOSTA * X; |
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a) 18,0
b) 4,0 c) 8 |
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a) 18,0
b) 4 c) 2,0 |
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a)
18,0
b) 4,0 c) 8,0 |
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a) 18,0
b) 4,0 c) 2,0 |
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a) 18
b) 4,0 c) 8,0 |
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9a Questão (Ref.: 201502418047)
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Pontos: 1,0 / 1,0
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Assinale a opção correta. Sobre
variáveis é correto afirmar que ...
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uma
variável ocupa um espaço em memória e devemos usar, normalmente, um tipo de
dados ao declará-la.
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o nome de uma variável sempre pode
começar com acento.
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palavras reservadas podem ser usadas
para nome de variáveis.
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nomes de variáveis sempre podem
iniciar com aspa.
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uma variável ocupa um espaço em
memória e nunca se usa um tipo de dados ao declará-la.
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10a Questão (Ref.: 201502818158)
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Pontos: 1,0 / 1,0
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Qual será a saída obtida pela
execução da linha de comando a seguir?
imprima (23031989 div 10000) % 100; |
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3
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23
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230
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2303
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2
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