Exercício sobre tipos textuais – coesão e coerência.

Exercício sobre tipos textuais – coesão e coerência.

1.
Estamos cientes que os gêneros textuais podem ser encarados como as diversas formas que um texto assume para cumprir determinados objetivos, ou seja, para informar. Após a leitura do seguinte texto, diga qual é o seu gênero textual:
 
CUIDADO: Para evitar danos à tela: 

1. Não feche o painel com força. 
2. Não coloque nenhum objeto sobre o computador quando ele estiver aberto ou fechado. 
3. Verifique se o sistema está desligado ou no modo suspenso antes de fechar o painel. 
4. Com o painel LCD aberto, você verá várias funções importantes para operar o seu CM-52C.

 


Argumentativo.

Manual de instruções.
Roteiro.
Bula.
Descritivo. 


2.
Leia os dois fragmentos a seguir, extraídos do mesmo noticiário, e responda o que se pede:
a) "Uma reportagem especial desta edição nasceu do susto causado pela fotografia feita no Rio de Janeiro de um adolescente negro, nu, preso a um poste pelo pescoço por uma trava de bicicleta.
b) "A imagem do adolescente oferecia um enigma. Ou o Brasil não avançara tanto, ou a foto era montada. Duas realidades tão contrastantes não poderiam coexistir. O choque foi constatar que, sim, tudo era real naquela cena, tão desumana que já causara repulsa em meados do século XIX [...]. A barbárie do século XIX, revivida em pleno século XXI nos fez refletir sobre a realidade urbana brasileira atual. Aqui as atrocidades se repetem, mas cada novo episódio de crueldade extrema, em vez de aumentar a indignação, tem impacto decrescente sobre a opinião pública." (Revista Veja, fevereiro de 2014, p.11).
Quanto à tipologia textual, os textos são respectivamente, de forma predominante:


injuntivo e argumentativo
dissertativo e narrativo

descritivo e dissertativo
argumentativo e descritivo
narrativo e descritivo


3.
Os Gêneros textuais podem ser compreendidos como  estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos.  Identifique o gênero textual do fragmento abaixo:
Blocos de rua marcam carnaval de 2015 em BH e arrastam multidões.
Alguns grupos ainda participam da programação de pós-carnaval. Bairros Centro, Santa Tereza e Santa Efigênia receberam muitos foliões. Caiçara, Centro, Cidade Nova, Santa Efigênia, Santa Tereza. De jazz a samba, de marchinhas a música baiana, o carnaval 2015 em Belo Horizonte foi marcado pelo surpreendente crescimento de público e de blocos de rua. Na despedida da folia, nesta terça-feira (17), pelo menos dez grupos batucaram pelas avenidas da cidade e arrastaram multidões que pareciam querer adiar o fim do feriado. O movimento que fez renascer a folia na capital não é novo. Começou em 2005, quando amigos se reuniram em alguns pontos da cidade para fazer um carnaval diferente, à moda mineira. Em 2009 os grupos se multiplicaram e começaram a atrair um público de fora da cidade.


Receita.
Carta ao leitor.

Notícia.
Reunião.
Telefonema.


4.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
"Inaugurado no final do ano passado, o Club Pet vai além de um hotel para cachorros. Em uma casa de 500 metros quadrados, dividida em quatro andares (com direito a terraço com espelho d'água, esteira e piscina), o espaço oferece aulas de natação, creche, SPA, terapia comportamental, fisioterapia, nutrição, dermatologia, homeopatia, acupuntura, reprodução e aulas para melhorar o condicionamento físico dos cães." (Publicado em O Globo - Zona Sul, de 27/2/2014).
O tipo de texto predominante no parágrafo acima é 



Descrição.
Narração.
Exposição.
Injunção.
Argumentação.


5.
Leia o seguinte trecho do conto "A felicidade Clandestina", de Clarice Lispector:
[...] Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre ia ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada. Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, emêxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante. (In: LISPECTOR, Clarice. In: A felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998)
A partir do trecho lido, podemos classificar a tipologia textual como:



Narrativa.
Argumentativa.
Descritiva.
Injuntiva.
Expositiva.


6.
Gênero textual pode ser definido como as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos.  Com base na afirmação, identifique o Gênero Textual do fragmento abaixo:
NASCIMENTO DE TRISTÃO
"HÁ MUITO, muito tempo, depois da queda do Império Romano, mas antes da coroação de Carlos Magno como imperador do Ocidente, reinava na Cornualha o rei Marcos. Tanto residia em Lantien, um solar situado na paróquia de Saint-Samson, como na fortaleza de Tintagel, cujo porto se abria para a costa ocidental da Cornualha. Marcos procedia de uma ilustre linhagem; talvez descendesse até de um antepassado mítico identificado com um deus de forma animal, do qual herdara as orelhas de cavalo, que dissimulava cuidadosamente sob o gorro. O próprio nome, Marcos, significava cavalo em língua celta¿. ( Tristão e Isolda -John William Waterhouse)"



Crônica.
E-mail.
Poema.

Romance.
Carta.


faço trabalhos avulsos de programação em php , javascript , html , VBA-EXCEL e EXCEL formulas avançadas . pode entrar em contato no whatsapp 83988596239. nós combinaremos os valores de acordo com a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programando com JS 2 / 5 - Resto 2

  Desafio Leia um valor inteiro N . Apresente todos os números entre 1 e 10000 que divididos por N dão resto igual a 2. Entrada A ...